Memorial Cairbar Schutel


Fundado em novembro de 2013 e sediado na antiga residência de Cairbar Schutel, o Memorial Cairbar Schutel era um sonho antigo dos espíritas matonenses e brasileiros.

 

O projeto desenvolvido para sua estruturação e montagem durou cerca de nove meses, período que envolveu as etapas de curadoria, pesquisa, higienização do acervo e concepção do espaço expográfico. O acervo contém livros, material farmacêutico (frascos de remédio e instrumentos farmacêuticos), objetos de uso pessoal, fotografias, correspondências, cadernos de anotações, cadernos de atas, documentos oficiais, a história do jornal “O Clarim” e da RIE e livros de registros.

 

A partir deste material, o espaço foi dividido em salas temáticas, que expõem, em cada ambiente, a produção intelectual de Cairbar Schutel; o trabalho como divulgador da Doutrina Espírita, que compreende a fundação do jornal “O Clarim” e da “Revista Internacional de Espiritismo”, além dos livros por ele escritos; sua atuação social, com a Farmácia Schutel e as obras de caridade; um ambiente que apresenta a linha do tempo de sua história de vida e atuação política; seu dormitório, mantido na localização original e mobiliado com as peças originais; e, por fim, a sala principal que apresenta a relação de Schutel com a Doutrina Espírita.

 

A coordenação de todo o projeto foi feito pela historiadora Larissa Rizzatti Gomes e a montagem do espaço pela agência de publicidade e propaganda Tg3 Comunicação.

 

O Memorial Cairbar Schutel está aberto à visitação pública, mediante agendamento prévio. Caravanas podem solicitar agendamento também aos finais de semana.

O agendamento pode ser realizado pelo telefone (16) 3382-1066, em horário comercial, ou com Lucia Helena pelo e-mail lucia@oclarim.com.br.

Curta a página do Memorial Cairbar Schutel no Facebook.