A partir deste material, o espaço foi dividido em salas temáticas, que expõem, em cada ambiente, a produção intelectual de Cairbar Schutel; o trabalho como divulgador da Doutrina Espírita, que compreende a fundação do jornal O Clarim e da Revista Internacional do Espiritismo, além dos livros por ele escritos; sua atuação social, com a Farmácia Schutel e as obras de caridade; um ambiente que apresenta a linha do tempo da sua história de vida e atuação política; o seu dormitório, mantido na localização original e mobiliado com as peças originais; e, por fim, a sala principal que apresenta a relação de Schutel com a Doutrina Espírita.
A coordenação de todo o projeto foi feito pela historiadora Larissa Rizzatti Gomes e a montagem do espaço pela agência de publicidade e propaganda Tg3 Comunicação.
O Memorial Cairbar Schutel está aberto à visitação pública, mediante agendamento prévio. Caravanas podem solicitar agendamento também aos finais de semana.
O agendamento pode ser realizado pelo telefone (16) 3382-1066, em horário comercial, ou com Lucia Helena pelo e-mail lucia@oclarim.com.br.